top of page

Memorial de Aires

Conheça mais sobre a história do livro Memorial de Aires, um dos livros mais aclamados da literatura brasileira.


market of clay pots

Olá pessoal, hoje trouxemos um post para que vocês possam conhecer mais sobre a historia do livro Memorial de Aires escrito por Machado de Assis.

"Cada qual sabe amar a seu modo; o modo, pouco importa; o essencial é que saiba amar." -Machado de Assis.


Sinopse Memorial de Aries



Machado de Assis, ou mais propriamente Joaquim Maria Machado de Assis é considerado por muitos o maior escritor brasileiro e o maior nome na literatura brasileira

Nesse livro conta a história de um homem chamado Aires.

Em 9 de janeiro de 1887, Aires volta ao Brasil depois de trinta anos morando na Europa. Um ano depois, em 9 de janeiro de 1888, Mana Rita o convida para visitar o tumulo de seu antigo marido, lá se deparam com Fidélia, que acabara de perder seu companheiro em Lisboa e transportar o corpo ao Brasil.


Aires e Mana Rita fazem uma aposta, na qual, se Fidélia se casasse novamente, de preferência com Aires, Rita perderia.

Após alguns dias Aguiar e dona Carmo convidam Aires e Rita para comparecer ao seu jantar de bodas de prata. Aires se interessou, pois Rita havia dito que Fidélia compareceria. Mais perto do dia planejado recebeu a notícia que Fidélia ficara doente, por isso não poderia ir ao jantar. Mas mesmo assim resolveu comparecer.

Dona Carmo tinha uma amiga muito íntima que tivera um filho, porém ela precisava voltar a Minas onde estava seu marido, então ela deixou seu filho com aos cuidados de dona Carmo, quando chegou a época de batismo do bebê, um comerciante de café chamado Luiz de Marrães fez a proposta a Carmo para ser madrinha de seu filho, sendo aceito com prazer pela mulher. Seu filho fora batizado de Tristão. Aos treze anos, foi confessar a madrinha que não queria seguir os passos do pai, e, que preferia ser baixarel de direito. Mas seus pais não aprovaram sua decisão.

Meses depois do ocorrido, os pais de Tristão resolveram fazer uma longa viajem, mas não queriam levá-lo, dona Carmo também não queria isso, pois preferia ficar unida ao seu afilhado. Mas Tristão queria muito ir a Lisboa, deixando seus padrinhos conseguiu embarcar. Lá Tristão começou um curso na escola médica, desistindo de seu antigo sonho de carreira.

No dia do jantar de bodas de prata, Fidélia, pela alegria de Aires, conseguiu comparecer mesmo, agora, levemente doente.

Alguns dias depois mana Rita, em um jantar, conta a Aires que Fidélia havia conhecido seu falecido marido, Eduardo, na corte. A primeira vez que se viram foi em uma galeria de última ordem, em um teatro, pouco depois começaram a namorar.

Ambos seus pais viviam em brigas internas, e, quando descobrira seu romance, logo o pai de Fidélia se revoltou, então o Barão levou a moça a fazenda, proibindo-a de ver o rapaz. A moça ficou doente com a decisão do pai. Ele teve logo que ceder, pois os prantos de sua esposa não cessavam. No ano seguinte se casou, se mudando para a Europa para uma vida tranquila, até a morte de seu marido. Acabaram transportando o corpo ao Brasil.

Dona Carmen recebeu a notícia que Tristão estava voltando. Querendo unir os dois, por conta de uma paixão em comum, dona Carmen resolveu agir como casamenteira. Com isso Aires ganha a aposta, mas infelizmente perdeu o coração da moça.

Tristão recebe uma carta, dizendo que seria deputado, por isso precisava voltar a Lisboa. Então deixando novamente seus padrinhos, foi Tristão, levando agora sua mulher, rumo a Portugal.


Para quem estiver interessado no livro abaixo disponibilizaremos a versão pdf do livro.


memorial-de-aires
.pdf
Fazer download de PDF • 408KB

Espero que vocês tenham gostado do post. Se você gostou compartilhe com seus amigos.

Até o próximo post!




dab47991cc83784dbeec8e993919a456.jpg

Machado de Assis 

Machado de Assis, ou mais propriamente Joaquim Maria Machado de Assis é considerado por muitos o maior escritor brasileiro e o maior nome na literatura brasileira. 

bottom of page