top of page

Critica sobre o livro Memorial de Aires


sea waves GIF

Olá pessoal, hoje trouxemos para vocês um olhar mais critico ao livro Memorial de Aires, escrito por Machado de Assis. Esse post pode conter spoilers.

Espero que vocês gostem, boa leitura!


"Memorial de Aires Bata amar para escolher bem; o diabo que fosse era sempre boa escolha" -Memorial de Aires, Machado de Assis


Critica sobre o livro Machado de Assis


Desde o princípio, podemos reconhecer que este livro se trata de um romance que privilegia em seu todo a sensação e sentido de esgotamento, colocando melancolia e luto como características marcantes do que foi conhecido como “sua última obra, apesar de que Assis, renomado escritor brasileiro em suas obras, ter colocado cada vez mais emoção e psicologia, críticos afirmam que em seus textos do livro Memorial de Aires o autor deixou escapar um pouco de sua característica mais marcante: a isenção narrativa. Nesta obra que o genial escritor mais expôs os seus valores subjetivos deixou para traz a aura e atmosfera de seus livros anteriores. Deixando assim visível a característica de um romance de caráter psicológico, pois a estória apresenta temas como aspecto incoerente ou frívolo da elite da sociedade brasileira ao final de 1800 e a dificuldade das relações amorosas.




Obriga por ter lido até aqui. Até o próximo post!


dab47991cc83784dbeec8e993919a456.jpg

Machado de Assis 

Machado de Assis, ou mais propriamente Joaquim Maria Machado de Assis é considerado por muitos o maior escritor brasileiro e o maior nome na literatura brasileira. 

bottom of page