top of page

Biografia de Machado de Assis

Olá pessoal, hoje trouxemos um post relacionado a biografia sobre o autor Machado de Assis.

Boa leitura!

Straw hats

Esquecer é uma necessidade. A vida é uma lousa, em que o destino, para escrever um novo caso, precisa de apagar o caso escrito. - Machado de Assis


A vida de Machado de Assis

Joaquim Maria Machado de Assis, mais conhecido como Machado de Assis, é um dos maiores escritores brasileiros, sendo um dos nomes mais importantes da literatura de XIX.


Nasceu no dia 21 de junho em 1839 e morreu em 29 de setembro no ano de 1908 aos 69 anos no Rio de Janeiro, onde passou sua infância na Chácara do Livramento enquanto vivia com seu pai Francisco José de Assis, que era decorador, e sua mãe imigrante portuguesa Maria Leopoldina. Porém aos 10 ele perdeu sua mãe e após um curto tempo perdeu também sua única irmã e aos 12 novamente perdeu um ente querido, dessa vez foi seu pai. Então ficou aos cuidados de Maria Inês, uma lavadeira portuguesa, a segunda esposa de seu pai. A partir daí, ele entendeu que precisaria trabalhar para ajudar em casa.


Machado de Assis foi jornalista, teatrólogo, romancista, cronista, poeta tipográfico e contista. Mesmo com sua origem humilde, Machado de Assis estudou na escola pública de São Cristóvão mas não conseguiu dar muita atenção aos estudos com 15 anos para que pudesse trabalhar e trazer sustento para a casa.


Seu início na carreira de jornalista teve em um jornal, trabalhando como aprendiz com arte tipografia. Foi na Imprensa Nacional que ele começou a escrever, sendo encorajado por seu chefe Manuel Antônio de Almeida. Um ano após, foi publicado no jornal da "Marmota Fluminense" seus versos do poema "Ela". Depois de quatro anos, Machado de Assis tornou-se revisor e colaborador do Correio Mercantil e após mais dois anos foi transferido para a redação do Diário do Rio de Janeiro. Porém só apareceu em 1858 a oportunidade de operar na revisão do jornal.


Machado publicou "Crisálidas" em 1864 como homenagem a seus pais que morreram e, no ano de 1867 foi concebido a categoria de "Cavaleiro da Ordem da Rosa" por serviços exercidos ás letras nacionais pelo imperador. Enquanto casou-se com Carolina Xavier de Novais, uma portuguesa culta e irmã do poeta Faustino Xavier Novais.


Quanto a sua carreira burocrática, começou no dia 8 de abril quando o escritor foi consagrado como ajudante do diretor do Diário Oficial. Perante o ano de 1896, Machado de Assis e outros intelectuais fundaram a Academia Brasileira de Letras, que é conhecida como a "Casa de Machado de Assis" e a propósito guarda em sua entrada uma estátua de bronze do escritor.


Em 1864 Machadinho publicou seu primeiro livro de romance "Ressurreição" e, em 1881 lançou o livro realista "Memórias Póstumas de Brás Cubas" que é considerado obras-primas entre seus outros livros como : "Quincas Borba (1891), Dom Casmurro (1899), Esaú e Jacó (1904) e Memorial de Aires".


Machado como uma grande escritor, mostra que existe dificuldades entre os diversos momentos em que existimos, como o preconceito racial que passou ao longo de sua vida pelo seu tom negro, o que para algumas pessoas era estranho que existe intelectuais negros. E nos seus livros sempre fez questão de falar sobre a vida e as pessoas em que passaram pela sua, sublinhando a hipocrisia que existe entre as relações humanas.



Essa foi a biografia do Machado de Assis autor do livro "Memorial de Aires". Espero que vocês tenham gostado. Se você gostou compartilhe com seus amigos.

Até o próximo post!







dab47991cc83784dbeec8e993919a456.jpg

Machado de Assis 

Machado de Assis, ou mais propriamente Joaquim Maria Machado de Assis é considerado por muitos o maior escritor brasileiro e o maior nome na literatura brasileira. 

bottom of page