top of page
Participe do nosso quiz
1. (Unit-AL) Memorial de Aires é romance de crítica social do Rio de Janeiro. Alguns leitores de Machado de Assis levantaram a hipótese de que seus livros eram autobiográficos. Em resposta, o autor publicou o Memorial de Aires, que é um livro, sem enredo único e episódico, que tem formato de:
2. O filósofo Quincas Borba é um personagem criado por Machado de Assis. Autor da teoria do Humanitas, o personagem de Quincas Borba dá título ao sexto romance de Machado, publicado em 1891. No entanto, Quincas Borba não é apenas personagem do romance Quincas Borba, mas também de outro romance de Machado. Qual?
3. (UFG) A modernidade do romance brasileiro já se faz notar na segunda fase da obra de Machado de Assis, antecipando essa tendência na literatura brasileira. Em Memorial de Aires, uma marca dessa modernidade é
4. Este romance de Machado de Assis, consagrado pela crítica e pelo público, é uma das obras mais representativas da prosa brasileira e de toda a língua portuguesa, tendo como foco narrativo principal a suspeita de Bentinho da traição de sua amada Capitu com o amigo Escobar. Qual dos romances abaixo de Machado de Assis é o que apresenta as características acima descritas:
5. (UFG) As narrativas O fantasma de Luis Buñel, de Maria José Silveira, Memorial de Aires, de Machado de Assis, e Memorial do fim, de Haroldo Maranhão, usam formas extraliterárias, tais como o diário, o jornal, a carta, o bilhete e o roteiro. A presença desses recursos estilísticos propicia

Respostas 

1. a) diário, narrado pelo Conselheiro Aires.

2.c) Memórias póstumas de Brás Cubas.

3. d) o comentário metalinguístico sobre fatos relatados.

4.d) Dom Casmurro

5. a) criar o efeito do real no texto literário.

bottom of page